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O poder da imagem! Fotografia para e-Commerce

15 de Outubro de 2021 0 comentários

A fotografia para e-commerce é tão fundamental quanto a descrição de um produto na loja online e marketplace. A imagem atrai o interesse do cliente potencial e aumenta o desejo pela compra.

Sabemos que existe o poder de atração gerado por produtos e serviços, e essa atração parte das funções, inovações e imagem que os produtos expressam.

Cada característica visual do produto precisa ser intensificada para apresentar visualmente o produto, não importando o seu tamanho ou marca.

A imagem é um componente fundamental que ajuda a atrair cliente, despertando o interesse do cliente potencial. A imagem realizada através de uma fotografia precisa intensificar os elementos visuais do produto visando elevar a conversão e reduzir o abandono do carrinho.

Neste artigo falaremos mais sobre o conceito e as práticas mais acessíveis para aproximar o cliente do produto através da Fotografia para e-Commerce profissional na internet.

A Fotografia para e-Commerce

Sabemos que o reconhecimento de um produto como um ativo útil para o consumidor passa pela imagem. Se o automóvel foi fabricado na cor vermelha, todos os clientes potenciais ficam curiosos para ver a foto do automóvel e verificar a tonalidade da cor, pode ser até uma Ferrari.

Por outro lado, além da imagem de cada produto, a apresentação visual de cada loja é fundamental. Além do layout e design dedicado para a web, a loja virtual precise ser enriquecida com a veiculação de fotos e imagens de produtos.

Em muitos casos, pequenos empreendedores podem utilizar a câmera do celular para fotografar os produtos que irá disponibilizar em sua loja online, porém quando o empreendedor decide contratar um fotógrafo profissional ou utilizar uma câmera digital semi profissional ou um equipamento fotográfico profissional de ponta, o resultado com certeza será superior e a loja vai realizar vendas veiculando imagens de alta resolução e qualidade.

Partindo desse ponto, vale a pena investir na aquisição de máquinas de fotografia profissionais para aprimorar a produção de conteúdo dedicado às vendas.

O poder da imagem

A utilização de fotografias em uma loja online gera maior poder de comunicação, intensificando ainda mais a apresentação visual do produto por meio de detalhes importantes como cor, peças, brilho, design do produto físico e intensificando os detalhes do produto.

A loja online precisa apresentar boas imagens para descrever e apresentar visualmente os seus produtos.

As melhores dicas

A seguir apresentamos importantes dicas para ajudar na qualidade da geração de imagens de produtos para a loja digital.

1 – Contrate um Fotógrafo Profissional

A primeira dica é a de contratar um fotógrafo profissional para realizar imagens super profissionais e que valorizem a oferta.

Claro que essa decisão envolverá investimento mais alto para pagar a hora de trabalho do profissional, a escolha do ambiente (interno ou externo) e todos os detalhes para a execução do serviço

2 – Faça as fotos por conta própria

Ao decidir fazer as fotos por conta própria, você pode iniciar usando o próprio celular, porém é indicado comprar máquinas profissionais e semi profissionais para elevar o resultado e a qualidade do material.

Existem câmeras digitais de médio e alto padrão que são fáceis de serem usadas e se adaptam em qualquer tipo de ambiente, seja interno ou externo.

Depois de realizar as imagens, você precisará editar as imagens e veicular cada imagem em seu site de vendas.

3 – Tenha atenção com a iluminação

Consideramos a iluminação que parte fundamental para equilibrar diferentes fatores na imagem como brilho, identificação de cores e tonalidades. Em muitos casos, ao selecionar determinado tipo de iluminação caseira ou profissional, procure não utilizar o flash da máquina, pois o flash da máquina gera uma luz muito direta que pode criar sombras e reflexos.

Em muitos casos, principalmente para os iniciantes, a dica é começar usando iluminação natural ou iluminação artificial que não seja muito forte.

4 – Faça fotos com boa resolução

Você talvez já tenha acessado alguns sites de imagens através do Google, se apaixonado por uma imagem e, na hora de usar em seu site, a imagem estava toda “pixelada” ou com baixa nitidez. Este é um exemplo de imagem digital com baixa resolução que pode ser usada em postagens de blogs e redes sociais, mas que não servirão para impressão de imagens de produtos ou para apresentar produtos em uma loja virtual.

Para que o cliente possa observar os detalhes dos produtos, é importante que a foto tenha boa resolução. Nos programas de edição de imagem é possível editar uma imagem com 300 dpi e reduzir o peso do arquivo para otimizar a sua exibição em sites e loja.

?5 – Pense no tratamento de imagem

Como falamos anteriormente, programas de edição de imagem ajudam muito no tratamento de imagem. As edições podem ser realizadas no Photoshop, Ilustrator e Krita.

6 – Pesquise para economizar com a produção

Para produzir imagens de seus produtos, você pode criar pequenos estúdios em casa aproveitando caixas de papelão, foco de luz comum, softwares gratuitos como o Krita e programas que são pertencentes aos próprios fabricantes de câmeras.

7 – Seja criativo

Na hora de realizar fotografia para e-Commerce é indicado utilizar muito a criatividade. No software de edição procure aprender a fazer imagens em 360 graus ou em 3D para atrair mais a atenção de seu cliente.

No caso de determinados tipos de produtos, como camisetas e joias é indicado fotografar pessoas usando esses tipos de produtos.

8 – Expresse sempre os detalhes dos produtos

A sua loja online pode estar vendendo automóveis, casas , eletrônicos, equipamentos de produção, brinquedos e outros variados tipos de produtos. Em todos os casos procure apresentar os detalhes dos produtos.

9 – Use Formatos para redes sociais

Atualmente, cada tipo de rede social exige determinado formato de imagem. O tamanho do formato de uma foto de produto a ser postada no Facebook é diferente do formato do Twitter e Instagram, por exemplo.

Portanto, se você avaliar realizar postagens orgânicas ou pagas nas redes sociais, aprenda a editar as imagens dos produtos considerando o formato exigido por cada rede social.

Conclusão

Portanto, é importante desenvolver estratégias criativas e acessíveis para criar, produzir e publicar imagens de seus produtos ou de revenda para o site de sua loja virtual de forma profissional e atrativa.

Via: Blog eMania

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