Blog

img

Fontes digitais: evite problemas de saída dos seus arquivos

30 de Setembro de 2015 0 comentários

Qualquer projeto gráfico deve conter textos em sua composição. A mensagem escrita ao ser impressa, passa a estar documentada expressando grande valor. A escolha da fonte adequada a cada projeto deve ser norteada por vários fatores, como legibilidade por exemplo.
As letras com hastes regulares são muito legíveis sendo apropriadas para títulos e chamadas enquanto as serifadas são mais utilizadas para textos corridos, facilitando a fluidez da leitura.

No fechamento dos arquivos para saída é importante conhecer os tipos de fontes digitais para fazer a escolha de forma adequada. O ponto mais importante deste assunto é a compatibilidade das fontes com a linguagem PostScript, disponível em todos os dispositivos de saída como imagesseter (para fotolito), platesseter (para chapa) ou impressão digital.

Existem três tipos de fontes digitais: Type 1, Tipo 1, PostiScript ou Adobe, True Type e Open Type.
Fonte Type 1 (Tipo 1, PostScript ou Adobe)

É a primeira fonte digital. Foram desenvolvidas pela Adobe para serem compatíveis com a linguagem PostScript. Cada fonte é formada por dois arquivos distintos, um com extensão PFB, utilizada para impressão e outra com extensão PFM, utilizada para tela.
Este tipo de fonte possui 256 caracteres e não são multiplataforma, ou seja, se o usuário estiver utilizadando o MacOs terá que instalar as fontes compatíveis com este sistema operacional enquanto que os usuários de Windows devem instalar as fontes para este sistema.
Fonte True Type

Desenvolvidas pela Apple e pela Microsoft como fontes de sistema não são compatíveis com a linguagem PostScript. Para que o arquivo seja interpretado na saída, estas fontes devem ser convertidas em curvas, internamente. Isso pode ocasionar serrilhamento em corpos acima de 40 pontos ou cerca de 10mm de altura.

É formada por um arquivo único de extensão TTF, utilizado tanto para tela como impressão.
Importante: por serem fontes de sistema não devem ser apagadas pois são utilizadas pela sistema operacional.
Similar a fonte Type 1 a fonte True Type possui 256 caracteres e não é multiplataforma.

Fonte Open Type

Também conhecidas como True Type 2, foram desenvolvidas pela Microsoft e Adobe. Possui um único arquivo para impressão e visualização com extensão OTF ou TTF se for resultante da conversão de uma fonte True Type.
Compatível com a linguagem PostScript nível 3, as fontes Open Type possuem 65.000 caracteres e é multiplataforma, ou seja, pode ser instalada tanto em MacOs quanto em Windows.
A escolha de fontes confiáveis e de qualidade garantem um bom resultado na saída dos arquivos dos seus projetos gráficos.

Fonte: Portal Chambril

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar