Blog

img

Impressão Digital

31 de Agosto de 2015 0 comentários

O conceito de impressão digital está relacionado com imprimir sem a utilização de fotolito (filmless) ou matriz (plateless). Os dados para essa reprodução vem de arquivos, em suas maioria no formato PDF. Como cada impressão começa e termina, é possível criar variações entre os grafismos, resultando nos dados variáveis (VDP – Variable Date Print), permitindo personalização e customização do layout, dependendo dos objetivos do projeto gráfico. 

A personalização dos itens a serem impressos não é novidade. A muitos anos recebemos nossas contas com a descriminação dos serviços prestados e o respectivo valor. A alguns anos porém, os departamentos de marketing das empresas perceberam que materiais promocionais personalizados e por vezes, com layouts customizados podem ter um poder de atenção do consumidor muito maior do que um projeto genérico. Existem vários estudos que mostram que nos sentimos bajulados quando recebemos uma mala direta com características específicas. E que essa sensação pode ser revertida em compra do produto divulgado.

Outra vantagem da impressão digital é a possibilidade de reproduzir sob demanda. É possivel fazer 50 cartões de visita ou 1 banner ou 150 livros, sempre com a capacidade de imprimir mais exemplares posteriormente.

 

Essa característica atendeu um nicho do mercado gráfico que antes era órfão. O sistema offset, principal concorrente da impressão digital, possui custos iniciais que inviabiliza a impressão de pequenas tiragens, apesar da quedas significativas no número de impressões desse sistema.

O setor de livros é um exemplo significativo do uso da impressão digital para pequenas tiragens. Títulos especializados que interessam apenas a um número pequeno de leitores são impressos com qualidade e são distribuídos em setores específicos que garantam, a venda desse produto, além de facilitar a atualização nas edições, aumentando o valor agregado do livro.

A alimentação dessas máquinas podem ser folha ou bobina. A vantagem da segunda opção é a velocidade no processo de impressão.

Outro segmento que utiliza a impressão digital são os processos editorias para confecção de apostilas, manuais de eletroeletrônicos, cuja inovação tecnológica requerem revisões periódicas, catálogo de produtos com preços e listas de produtos com códigos e descrições, bastante utilizados por representantes comerciais.

Esses projetos gráficos são impressos em máquinas baseadas em sistema eletrostático, sensibilização das areas a serem impressas em um tambor que por um processo magnético adere o toner, transferido para o substrato. Para fixação do toner é necessário passar por um fusor com alta temperatura.

O nome toner provém do inglês e significa tonalizador. É uma tinta em pó composta por carbono e polímero utilizada para impressão digital. Necessita de fusão a calor para aderência no substrato.

Existem alguns equipamentos que utilizando tinta líquida que aumenta o gamut de cores quando relacionado com o tiner.

Para quem está acostumado com a impressão offset, a quantidade de cores resultante da impressão digital é menor, principalmente nos processos que utilizam toner, porém isso não desmerece o sistema. Para os designers é interessante tomar um pouco de cuidado com tons pastéis. O uso de cores Pantone também não é possível. Essas cores, quando utilizadas no layout, serão convertidas para cores de processo (CMYK), para serem reproduzidas. Por outro lado, está disponível a electro ink na cor branca, que possibilita a impressão de substratos transparentes ou coloridos. Também existem vários tipos de vernizes aplicados na própria máquina durante o processo de impressão.

Outro segmento em que podemos encontrar a impressão digital é o mercado de sinalização e gigantografia. Nessa área encontramos as plotters, impressoras de grande formato, que são utilizadas para reprodução sobre papel, plástico, lona, tecido, vinil entre outros substratos. Nessas máquinas a tinta é líquida, na maioria das vezes a base de solvente, que é transferida para o subtrato por meio de jatos. Podem possuir várias cores básicas além das de processo (CMYK), aumentando a qualidade das imagens reproduzidas.

Fonte: Portal Chambril

 

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar