Blog

img

A importância de fazer resumos para quem deseja passar em um vestibular

25 de Agosto de 2023 0 comentários

Estudar é algo que envolve muitas nuances. Além de cuidarmos do nosso emocional — o que, por si só, já é um grande desafio —, precisamos nos organizar, aprender sobre disciplina e ter bastante foco na hora de seguir um bom cronograma de estudos. E, dentro dessa organização, há vários detalhes que não podem passar batido.

 

Um deles é a realização de bons resumos. Eles são uma ferramenta importante na organização dos estudos, na fixação do conteúdo e também ótimos participantes do momento das revisões.

 

Mas, afinal, por que investir nessa técnica? E, mais importante ainda, como fazer resumos? Continue a leitura, tire as suas dúvidas sobre o tema e aprenda a utilizá-los ao seu favor quando o assunto é mandar bem em um vestibular tradicional de Medicina — ou de qualquer outro curso!

 

O que é um resumo?

 

O resumo é uma ferramenta utilizada para os estudos. Ela consiste em um apanhado das principais informações estudadas naquele conteúdo, para que o aluno possa ler e relembrar do que estudou, independentemente de quanto tempo faça.

 

É também uma ótima forma de guiar os estudos, por exemplo: ao fazer exercícios, ter o resumo da aula em mãos poupa tempo. Com ele, você tira dúvidas mais rapidamente, sem precisar voltar em toda a aula para relembrar um conceito.

 

Por que eles são importantes?

 

Agora, é hora de entendermos os motivos que fazem com que os resumos sejam tão especiais para o aprendizado. Vamos lá?

Ajudam na fixação

 

Ao fazer um resumo, seja durante ou depois da aula, você está fixando o conteúdo que foi aprendido naquele tempinho com o professor. 

Você pode tanto escrever as informações enquanto ele fala, quanto contar a aula com as suas próprias palavras assim que ela terminar. Cada pessoa prefere um estilo de resumo. Descubra qual funciona melhor para você!

 

Ajudam na organização

A organização é um dos maiores desafios para os estudantes ao longo da jornada do vestibular. 

Sendo assim, os resumos são uma boa estratégia para você entender o que já foi estudado e conciliar melhor as suas revisões.

Ajudam nas revisões

 

Por falar nelas, as revisões periódicas são um ponto indispensável para quem quer ir bem no vestibular. O objetivo, aqui, é deixar o conteúdo estudado sempre fresco na mente.

A frequência ideal de revisões depende de fatores como a sua dificuldade com aquela matéria, por exemplo. Mas uma coisa é certa: revisar com o combo resumos + exercícios é algo infalível!

 

Como fazer resumos?

 

Chegou o momento que todos esperavam: a hora de sabermos exatamente como mandar bem em nossos resumos! E então, o que está esperando? Continue a leitura e aprenda a montá-los de forma eficiente.

Escolha a sua técnica

 

O primeiro passo é escolher a técnica (ou metodologia) que será aplicada na realização do seu resumo. Falaremos mais sobre elas em alguns instantes, mas saiba que há muitas alternativas para escolher.

Tenha em mente que resumo não é cópia

 

Resumir não é copiar tudo o que está escrito no seu livro ou transcrever a aula inteira do seu professor. É importante, como o nome diz, fazer um resumo! Coloque apenas os pontos mais importantes em sua folha.

Estruture o seu resumo

 

A estrutura lógica do seu resumo também é muito importante. Ela permitirá que, com apenas algumas olhadas, você consiga encontrar tudo o que precisa. Evite diagramas muito complexos.

Use cores

 

O uso de cores é conhecido por ser muito eficiente na memorização, já que ativam diversas áreas do cérebro e ajudam na fixação do conteúdo. Por isso, capriche nos post-its, marca textos ou até mesmo lápis de cor. 

Destaque o essencial

 

Na hora de utilizar as cores, no entanto, cuidado. Não deixe um “Carnaval” em sua folha de resumos. O ideal é que você destaque apenas o que for mais importante, caprichando na escolha das informações que farão a diferença assim que você bater os olhos na folha.

Use setas e marcadores

 

O uso de setas para interligar as ideias também pode ser muito útil e ajudar na elaboração de “pontes” entre os conceitos. No entanto, cuidado para que o conteúdo não fique muito desorganizado, ok?

Utilize letra legível

 

Não faça o seu resumo correndo e sempre utilize uma letra legível. Imagine chegar na hora da revisão e não ter ideia do que está escrito? Ou, ainda, ter lacunas de pensamento que foram colocadas no papel por conta da pressa? Esse é um momento essencial do estudo. Vá com calma!

Foque no minimalismo

 

Por fim, foque no que é necessário. Ainda que resumos coloridos, bonitos e cheios de floreios sejam bacanas, eles não são exatamente necessários e podem fazer com que você perca tempo. Se essa é uma atividade que o relaxa e ajuda na concentração, ótimo! Mas veja se realmente vale a pena dispensar essa energia em decorações.

 

Como escolher o melhor tipo de resumo para mim?

 

Não há uma regra clara sobre a melhor forma de fazer resumos. Algumas das alternativas utilizadas são:

  • resumos corridos, no qual o estudante “explica a matéria” para si mesmo;
  • mapas mentais;
  • resumos em tópicos;
  • flashcards;
  • tabelas;
  • uso de técnicas, como o método Cornell.

Entre outros!

Você precisa testar todas essas formas, ler sobre elas e ver quais funcionam melhor para você. Em alguns casos, você poderá utilizar uma metodologia em uma disciplina e precisar de outra completamente diferente quando mudar de matéria. 

A dica é praticar o autoconhecimento e, assim, melhorar o seu desempenho nos estudos. Faça o que funcionar melhor para você!

Gostou de saber como fazer resumos? Agora, é com você! Chegou a hora de começar a colocar as dicas passadas em prática e utilizar os resuminhos ao seu favor. Pouco a pouco, você vai somando dicas que certamente ajudarão muito em sua preparação.

Via Stoodi

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar