Blog

img

Os diferentes estilos de aprendizagem e o sucesso nos estudos

24 de Fevereiro de 2023 0 comentários

Você pode ter ouvido falar da ideia de que todos respondemos melhor a diferentes estilos de aprendizagem. Isso é exatamente o que a teoria dos sete estilos de aprendizagem apoia.

Todos os estilos capturam uma força individual que provavelmente ajuda a pessoa a reter informações de forma mais eficaz. Cada um deles se concentra em um dos cinco sentidos ou envolve um aspecto social.

Essa teoria é popular porque, ao encontrar o estilo de um aluno individual e adaptar o ensino a ele, pensou-se que sua eficiência poderia ser melhorada. Os 7 estilos da teoria são:

  • visual
  • cinestésico
  • auricular
  • social
  • solitário
  • verbal
  • lógico

Dê uma olhada em cada um deles e pergunte-se: você acha todos eles igualmente envolventes? Existe um (ou mais) que você prefere acima dos outros? Talvez você tenha suas próprias técnicas de aprendizagem que não são abrangidas por nenhum dos estilos de aprendizagem. Ou talvez você ache um estilo mais útil para este exercício, mas ao aprender verbos ou fórmulas matemáticas, você sabe que prefere outro?

A eficácia com que aprendemos não é afetada apenas pelo meio, mas também pelo conteúdo.

Embora a teoria dos 7 estilos não vá lhe dar um estilo definitivo, você ainda pode aprender algumas técnicas úteis.

 

Visual

Os alunos visuais ou espaciais supostamente retêm melhor as informações visualizando fotos ou imagens e respondem bem às cores e mapas mentais. Você gosta de aprender lembrando-se de símbolos e imagens?

 

Cinestésico

De acordo com a teoria, os alunos cinestésicos tratam de fazer coisas fisicamente. Desempenhar papéis, usar coisas como flashcards ou realizar a ação fisicamente pode ajudá-los a aprender melhor.

 

Aural

Os aprendizes auditivos ou auditivo-musicais devem reter a maior parte das informações depois de ouvi-las.

 

Social

Alunos sociais ou interpessoais devem funcionar melhor quando participam de atividades de estudo com outras pessoas, como questionar uns aos outros ou ter um grupo de estudo.

 

Solitário

Os alunos solitários ou intrapessoais supostamente trabalham melhor sozinhos. Fazer anotações e recitá-las são atividades úteis ao estudar sozinho. A maioria de nós terá que fazer alguma revisão solitária em algum momento de nossas vidas.

 

Verbal

Os alunos verbais ou linguísticos devem responder bem às palavras escritas ou faladas, usando ferramentas como rimas e siglas.

 

Lógico

Alunos lógicos ou matemáticos usam lógica e estruturas para aprender com eficácia. Se você for bom com números e estatística, talvez ache útil o estilo lógico deste ensaio.

 

Estilos de aprendizagem diferentes funciona?

Estilos de aprendizagem é a teoria de que os alunos podem ser categorizados dependendo de como recebem as informações. Portanto, ensinar os alunos de acordo com seus estilos de aprendizagem específicos resultará em uma aprendizagem aprimorada.

Embora não haja evidências concretas para apoiar o sucesso desses estilos de aprendizagem, um estudo de 2012 revelou que 93% dos professores no Reino Unido concordam que os alunos aprendem melhor quando recebem informações em seu estilo de aprendizagem preferido.

Via Blog da Papelaria

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar