Blog

img

Após adiamento, confira como fica o cronograma do Enem

26 de Maio de 2020 0 comentários

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nas redes sociais o adiamento das inscrições das provas do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem. O prazo limite agora é 27 de maio, às 23h59. Sobre os boletos para participar das provas, podem ser pagos até 28 de maio.

 

“Os candidatos devem ficar atentos à confirmação da inscrição na Página do Participante, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais)”, acrescentou o ministro, na mesma mensagem.

 

A realização da edição de 2020 do exame ainda não tem data para ocorrer. Antes marcada para novembro, o adiamento do Enem foi aprovado pelo Senado na terça-feira. Diante disso, o governo costurou um acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para postergar o exame. Segundo sugeriu o ministro Weintraub, na última quarta-feira, em post nas suas redes sociais, a realização do exame deve ser de 30 ou 60 dias depois da data inicial.

 

Já o Inep explica, em nota, que “a iniciativa (de estender o prazo de inscrição) decorre de entendimento alcançado entre o Inep e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 22 de maio. O Inep está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público”.

 

Segundo o Instituto, até às 12h do dia 22 de maio, mais de 5 milhões de pessoas haviam se inscrito para realizar o exame. Desse total, aproximadamente 101 mil candidatos estariam na versão digital.

 

“Como já anunciado anteriormente pelo MEC e Inep, será feita uma enquete com os participantes inscritos, no final de junho, na Página do Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta”, complementa a nota do Inep.

 

Prova digital

 

A versão digital da prova é uma novidade desta edição — sua aplicação será realizada em todas as unidades da Federação, e 99 cidades receberão o novo modelo. Mas, nas duas, os participantes terão provas de linguagem, ciências humanas e suas tecnologias, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Cada área terá 45 questões e a redação será manuscrita em ambos os modelos.

 

Mas nem tudo é concordância com as recentes decisões do Ministério da Educação e do Inep. Rozana Barroso, presidente da União Brasileira dos Estudantes (Ubes), considera que o candidato se sente desamparado. “As respostas estão confusas, a palavra nesse momento é insegurança. O MEC diz que até dia 28 vão receber a confirmação de pagamento. Só que já passou o prazo de inscrição. E se não chegar a tempo? E se a confirmação for que o meu boleto não foi aceito? Eu deixo de realizar a prova?”, cobrou.

 

Confira o cronograma do exame

 

27/5

» Termina o período de inscrição

» Termina a solicitação de atendimento especializado do Enem impresso

» Termina o período para alteração de dados cadastrais, município de provas, opção de língua estrangeira

 

28/5

» Termina o período para pagamento da taxa de inscrição

 

1/6

» Começa a solicitação para tratamento pelo nome social

 

5/6

» Divulgação do resultado da solicitação de atendimento especializado do Enem impresso

» Termina a solicitação para tratamento pelo nome social

 

8/6

» Começa o período de recurso relacionado ao atendimento especializado do Enem impresso

» Divulgação do resultado da solicitação para tratamento pelo nome social

 

12/6

» Termina o período de recurso relacionado à solicitação de atendimento especializado do Enem impresso

 

15/6

» Divulgação do resultado do recurso relacionado à solicitação de atendimento especializado do Enem impresso

» Começa o período de recurso relacionado à solicitação de tratamento pelo nome social

 

19/6

» Termina o período de recurso relacionado à solicitação de tratamento pelo nome social

 

22/6

» Divulgação do resultado do recurso relacionado à solicitação de tratamento pelo nome social

 

Via: Eu Estudante

 

 

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar